quinta-feira, 11 de abril de 2013

Coqueiro Anão - Historia do Coqueiro no Brasil


Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, não encontraram nenhum coqueiro no
litoral. Há muitas hipóteses divergentes a respeito da chegada do coco ás terras brasileiras. A mais aceita é a de que ele teria sido trazido ao litoral do país pelas correntes marítimas, pois o fruto do coqueiro é capaz de flutuar durante muitos dias na água salgada sem que o embrião seja prejudicado.
Atualmente, o coqueiro é facilmente encontrado ao longo da faixa costeira dos países tropicais, isto é, localizados entre os tópicos de câncer e de capricórnio. No Brasil, a zona costeira ou faixa litorânea é composta de diferentes ecossistemas-praias, recifes, corais, manguezais, campos de dunas e falésias, enseadas e baías etc. – e, com extensão aproximada de 514 mil Km², abrange dezessete estados. A adaptação do coqueiro aos solos arenosos do litoral do país foi rápida e se concentrou no Nordeste.
Com crescente exploração do coco para consumo da água, a cultura do coqueiro teve extensão ampliada, atingindo áreas não tradicionais nesse tipo de cultivo, localizadas na região do semi-árido da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, e também em alguns estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.








Nenhum comentário:

Postar um comentário