segunda-feira, 15 de abril de 2013

Coqueiro, uma espécie de grande em produção!



Coqueiro, uma espécie de grande em produção!

Com o tronco do coqueiro pode-se fazer uma balsa ou uma casa. Com as folhas, pode-se cobrir a casa feita com os troncos... Ou fazer cestinhas, esteiras, chapéus, adereços.
Com as raízes e as flores do coqueiro, podem-se fazer remédios. Da sua seiva, dá para tirar vinho, vinagre e açúcar. Com o óleo de coco pode-se fazer cera, vela, sabão. O fruto dessa árvore é tão útil não poderia deixar de ser fecundo. Dentro do coco, está o endosperma. Quando o coco é novo, ele é liquido,e pode ser bebido. Quando o coco amadurece, ele fica sólido, e pode ser comido, virar farinha ou ser usado para produzir leite de coco. A estrutura que armazena o endosperma, o mesocarpo, é a porção fibrosa do coco, que dá ao fruto a capacidade de boiar. Essa parte do fruto tem alto valor comercial, por que é excelente matéria prima para fabricar cordas, tapetes, redes, vassouras... e até o enchimento do banco dos carros pode ser feito com isso.
Entre o mesocarpo e o endosperma, encontra-se o encontra-se e endocarpo, que fica bem rígido quando o fruto está maduro. Com essa parte bem durinha, pode-se fazer o famoso coquinho, instrumento musical adequado para o primeiro contato das crianças pequenas com a música. Além dos instrumentos musicais, o coqueiro também inspira a musica popular brasileira.
Fonte: Um pé de quê/ Regina Casé e Estevão Ciavatta




Foto Embrapa


Nenhum comentário:

Postar um comentário