terça-feira, 9 de abril de 2013

Produção das Mudas de Coqueiro Anão.




Para a produção de mudas de coqueiro anão, é necessário fazer a colheita de frutos maduros de coqueiros apropriados. Estes recebem o nome de matriz e, posteriormente, são colocados para germinar no viveiro. Ao chegar a época certa, as mudas devem ser arrancadas e transferidas para o local onde o coqueiral será formado.
Por se tratar de uma planta hermafrodita, o coqueiro anão possui, em uma mesma inflorescência, flores masculinas e femininas. As masculinas existem em um número maior e garantem o funcionamento do pólen, que é o responsável pela fecundação das flores femininas.
As matrizes das mudas de coqueiro anão devem ser plantadas sem cruzamentos indesejáveis, vigorosas e livres de ataques de pragas e de doenças. Elas devem possuir caule reto, uma alta emissão de folhas que lhes permitam apresentar alta emissão de cachos, nos quais deverão existir muitas flores femininas.
Para cultivar o coqueiro anão, é necessário que haja um local com condições de clima quente e sem solos leves. As melhores condições para que o coqueiral se desenvolva são as regiões mais baixas, de clima quente e úmido, com temperaturas médias anuais em torno de 25° C e umidade relativa entre 65% e 85%.
O local onde as matrizes serão cultivadas deve ser isolado de outras plantas de coqueiro a fim de  evitar a polinização cruzada. O produtor deve considerar também que, próximo ao local onde o coqueiro anão será implantado, deve existir abundante fonte de água de boa qualidade para propiciar as irrigações do coqueiral.
Depois de selecionado o local onde serão implantados os coqueiros anãos, passa-se aos tratos culturais, e estes deverão consistir em adubações, irrigações, pulverizações e controle do mato. A partir disso, e assim que as matrizes forem selecionadas, passa-se então à obtenção das sementes. Este processo tem início quando os cocos ainda estão novos, em crescimento nos cachos, no período em que são feitas as podas ou desbastes nos cachos. Quanto à produção das mudas, estas poderão ser produzidas pelo sistema tradicional, em sacolas plásticas ou através do sistema alternativo. Independente da forma de produção de mudas adotada pelo produtor, este necessita de autorização junto ao Ministério da Agricultura, órgão que cadastrará e autorizará a pessoa interessada em ser um produtor de mudas de coqueiro.    –Fonte: Centro de Produção Técnicas CPT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário