quarta-feira, 22 de maio de 2013

Artigo sobre coqueiro anão está entre os mais lidos em revista inglesa




Artigo do pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE) Edson Eduardo Melo Passos está no ranking dos dez artigos mais lidos da revista Experimental Agriculture, publicada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. O ranking se refere às publicações veiculadas pela revista no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2010.
“The influence of vapour pressure deficit on leaf water relation of cocos nucifera in northeast Brasil” tem como primeiro autor o pesquisador da Edson Passos e contou com a colaboração do pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Carlos Henrique Prado e do pesquisador aposentado da Embrapa Wilson Aragão.

Este é o único artigo de autores brasileiros que faz parte do ranking. A publicação aborda a influência dos fatores ambientais nas respostas fisiológicas e no desenvolvimento do coqueiro anão nos tabuleiros costeiros e região semiárida do Nordeste do Brasil. A pesquisa foi realizada de 2002 a 2003 no Platô de Neópolis (SE) e em Petrolina (PE), com o objetivo de verificar o comportamento da cultura do coqueiro em duas regiões com condições climáticas distintas.

A pesquisa concluiu que mesmo o coqueiro anão verde, que é sensível à seca, apresenta bom desenvolvimento em regiões com elevado estresse hídrico no solo e na atmosfera desde que seja complementado com irrigação. Edson Passos explica que ainda há a vantagem de, na região semiárida, o coqueiro ser menos afetado pelas doenças causadas por fungo do que na região costeira onde a umidade atmosférica é mais elevada. “Este trabalho confirma que o coqueiro pode ser cultivado em condições de baixo índice pluviométrico, desde que outros fatores como temperatura e luz não sejam limitantes”, afirma.

Para o pesquisador, alguns fatores explicam o alto índice de leitura do artigo. “Além da qualidade técnica, percebemos o interesse que a cultura do coqueiro desperta no mundo inteiro; e pelo fato de o trabalho estar relacionado ao tema, que preocupa toda a sociedade, que é como o clima interfere nas culturas tropicais”, ressalta Edson Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário