quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como produzir coco anão para consumo de água


Como produzir coco anão para consumo de água

Por em 31 de março 2010


O cultivo de coqueiro anão ocupa diversas áreas do país

cultivo coco anao 175x250 Como produzir coco anão para consumo de água
Coqueiro anão

Apesar de ser uma cultura de elevado custo de produção, o cultivo do coqueiro é, atualmente, considerada uma das atividades agrícolas de maior retorno financeiro. Isso acontece porque o consumo de coco, principalmente na forma “in natura”, vem aumentando cada vez mais em todo o mundo.
No Brasil, há alguns anos, o cultivo de coqueiro anão deixou de ser feito apenas nas regiões litorâneas, para expandir-se também para regiões que antes não eram consideradas propícias para a implantação dessa cultura.
À medida em que a cultura do coqueiro foi se expandindo, as técnicas de cultivo, já existentes, foram aprimoradas, e outras, mais eficientes, foram desenvolvidas e colocadas à disposição dos produtores.
Condições de solo
As condições de solo em que as plantas irão ser cultivadas é um fator importante para se obter boas produções de qualquer cultura, pois o solo servirá de suporte físico para fixação das plantas e será o responsável pelo fornecimento de água e de nutrientes às mesmas.
O coqueiro se desenvolve bem em solos com boa drenagem natural, como os de características mais arenosas. Além disso, trata-se de uma planta que cresce continuamente, permanecendo sempre com muitas folhas e em constante produção e, para se manter assim, as plantas precisarão absorver, constantemente, nutrientes do solo.
Do ponto de vista físico, os solos leves são os mais adequados para o desenvolvimento do coqueiro, pois a sua baixa capacidade de retenção d’água poderá ser suprida por um sistema de irrigação bem manejado.
Condições climáticas
Temperatura: por se tratar de uma cultura típica de clima tropical úmido, o coqueiro necessita de ambientes com temperaturas relativamente altas, sendo que a condição ideal para o seu bom desenvolvimento encontra-se entre 25°C e 30°C.
Umidade relativa do ar: as melhores condições de umidade relativa para se obter boas produções da cultura do coqueiro são aquelas entre 60% e 85%.
O curso “Produção de Coco Anão para Consumo de Água”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de difundir novas informações, abordando, em detalhes, as técnicas de melhoria no cultivo de coco. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Luiz Ângelo Mirizola Filho, especialista em cultivo do coqueiro anão, pela UFV – Universidade Federal de Viçosa.
 

Fonte:http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/agricultura/cultivo-coco/produzir-coco-anao-consumo-de-agua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário