quinta-feira, 30 de maio de 2013

Coqueiro não segura os frutos



Qual é o problema com os frutos de um coqueiro, de cerca de nove anos de idade, que caem ainda pequenos e quando os cachos começam a ser formados?
Carla Dolabela Santa Luzia, MG

A queda de frutos imaturos pode estar relacionada com problemas como desnutrição da planta, falta de umidade do solo, ocorrência de pragas e/ou doenças ou ainda ser decorrente de fatores climáticos, como baixa temperatura e baixa umidade relativa do ar, entre outros. O coqueiro também pode ser desprovido de potencial genético, o que não permite emitir resposta à aplicação de adubos. Nesse caso, a produção de cocos sempre é pequena, apesar do uso de tratos culturais recomendados. Uma sugestão é utilizar adubação equilibrada (N, P, K), por meio de fertilizantes químicos e/ou orgânicos, e manter a umidade do solo em nível adequado. Assim, será possível avaliar o aumento de produção, o que deverá ocorrer a partir do segundo ano depois da primeira adubação.

CONSULTOR: HUMBERTO ROLLEMBERG FONTES, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Av. Beira Mar, 3250, Bairro Jardins, Aracaju, SE, CEP 49025-040, tel. (79) 4009-1344, sac@captc.embrapa.br revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1697170-1489-10,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário