segunda-feira, 24 de junho de 2013

Adubação é primordial para boa produtividade do coqueiro anão!

Nos últimos anos, o cultivo do coqueiro anão vem se expandindo largamente no Brasil. Hoje, a sua presença não se limita apenas às regiões litorâneas, locais caracterizados por solos arenosos, mas pode-se encontrá-lo, com produtividade satisfatória, na maioria dos estados.


No que se refere ao mercado para esse produto, pode-se dizer que é bastante receptível, pois a grande maioria da população brasileira, de todas as classes sociais, introduziu em seus hábitos e costumes o consumo de
 coco “in natura”. Haja vista que, mesmo com o aumento das áreas cultivadas e a utilização de novas tecnologias, a produção nacional de coco, ainda, não atende suficientemente à demanda de mercado, que a cada dia é maior.

O
 coqueiro anão é uma planta de características rústicas, cuja produtividade é simples de ser conduzida e apresenta elevados níveis de produção, principalmente, quando há introdução de inovações tecnológicas. A irrigação associada ao controle eficiente de pragas e doenças, junto à boa adubação, duplicam a produção anual.

Entre essas técnicas de manejo, a
 adubação é exigida tanto no cultivo irrigado, como no de sequeiro, dessa espécie. Essa exigência se faz necessária pelo fato de tratar-se de uma planta de alta produtividade e, portanto, a sua absorção dos nutrientes do solo é proporcional. Assim, essa técnica  é primordial para se alcançar uma alta produção, com qualidades desejáveis. Quando se trata de coqueiro irrigado, a importância da adubação se iguala à irrigação e, nos cultivos de sequeiro, a adubação representa a etapa mais importante, para se elevar a produção.

A
 aplicação de fertilizantes no solo tem como objetivo principal manter ou aumentar a quantidade de nutrientes do mesmo, de forma a atender às exigências das plantas. Com ela, espera-se conseguir melhor produtividade e produtos de melhor qualidade, de forma que os benefícios ou lucros superem os custos financeiros e ambientais. Mas essa expectativa pode ser frustrada com a utilização inadequada dos adubos. O desequilíbrio de nutrientes no solo, seja por carência ou por excesso, pode levar à redução da produtividade esperada.

A aplicação do nutriente correto no momento e na dose adequada, representa uma das principais técnicas para a obtenção de boa produtividade.
Com o objetivo de disseminar conhecimentos a cerca da adubação, em busca de melhor produtividade, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Adubação do Coqueiro Anão”, no qual você estará recebendo informações do Dr. Luiz Ângelo Mirisola Filho, especialista em cultura do coqueiro, Mestre pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e Doutor pela Universidade Federal de Viçosa.

Entre os assuntos abordados no curso estão as principais características dos solos; características e importância dos nutrientes; amostragens; tipos de adubação do coqueiro anão; adubação convencional de cobertura; fertirrigação.
 

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela
 UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A
 produção de coco anão para consumo in natura é uma atividade bastante lucrativa que vem se expandindo muito no Brasil. Entretanto, para se conseguir níveis satisfatórios de produtividade, é muito importante adotar técnicas de cultivo adequadas. A adubação eficiente, que consiste na aplicação do nutriente correto no momento certo e na dose adequada, representa uma das principais técnicas responsáveis pela obtenção de boas produtividades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário