quinta-feira, 18 de julho de 2013

Curso de irrigação do coqueiro anão



Os sistemas de irrigação convencional móvel e de irrigação localizada são os mais recomendados

Mudas de coqueiro anão
A cultura do coqueiro é cada vez mais atrativa, por sua elevada produtividade, e pelo alto percentual de retorno financeiro. De clima tipicamente tropical, apresenta as seguintes condições ideais para o seu desenvolvimento: temperatura média entre 18°C e 34ºC e umidade relativa média entre 65% e 85%.
O coqueiro é também uma planta bastante exigente em água. Na fase adulta, exige, em média, uma lâmina de 1.800 mm de água por ano, o que corresponde a 150 mm por mês. Sendo assim, a irrigação é uma técnica cada vez mais utilizada, tanto na implantação de novos coqueirais como emculturas de sequeiro.
O coqueiro poderá ser irrigado por vários sistemas. Entretanto, os sistemas de irrigação convencional móvel e de irrigação localizada (microaspersores e gotejamento), são os mais recomendados. Em todos os casos, a água chega até os emissores com uma pressão necessária para ser distribuída adequadamente. Essa pressão, é fornecida por um conjunto motobomba, instalado na estação de bombeamento.
O curso “Irrigação do Coqueiro Anão”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra como deve ser realizada a irrigação adequada de coqueiros, com o menor custo e maior eficiência. A coordenação técnica deste curso ficou a cargo do Dr. Luiz Angelo Mirisola Filho, especialista em cultura do coqueiro, pela UFV – Universidade Federal de Viçosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário