quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Único banco de germoplasma de côco do país fica em Sergipe

Banco possui duas bases coordenadas pela Embrapa.
Informações sobre o banco pode ser gerado através de parcerias

Bancos de germoplasma são unidades conservadoras de material genético de variedades de plantas, visando à melhoria delas. Os únicos bancos de germoplasma de coco do país ficam em Sergipe e atraem visitantes interessados em obter os conhecimentos das pesquisas realizadas neles.
O banco foi criado em 1982 e possui duas bases coordenadas pela Embrapa Tabuleiros Costeiros. Uma fica no campo experimental, no povoado Betume, na cidade de Neópolis e a outra, no município de Itaporanga. No banco pode ser encontrados espécies de côco anão e gigante de vários estados e países que também compõem a rede de recursos genéticos de côco.
“O banco é uma estrutura física e neles guardamos recursos genéticos que possuem várias entradas que são diferentes geneticamente e que tem o potencial de uso para várias atividades”, explica Semíramis Ramalho, pesquisadora da Embrapa.
Em Itaporanga o cultivo das variedades de cocô ocupa uma área de 25 hectares. Os coqueiros são catalogados, criando uma espécie de identificação, sendo todos os dados comparados com outros bancos internacionais.
Informações sobre o banco pode ser gerado através de parcerias com a Embrapa
Fonte://
http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2012/05/unicos-bancos-de-germoplasma-de-coco-do-pais-ficam-em-se.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário